ALERTA DE FRAUDE

O SPC de Feira de Santana comunica a todos que têm circulado mensagens na Internet, em nome de diversas entidades, efetuando cobranças, e de empresas que prometem "facilidades" para excluir o nome do banco de dados. Tais mensagens não são verdadeiras e devem ser desconsideradas por quem as receber. Veja abaixo mais informações sobre cada uma delas.

FRAUDE - MENSAGENS EM NOME DE ENTIDADES

FRAUDE - DICAS PARA LIMPAR O NOME SEM PAGAR A DÍVIDA

ALERTA AO CIDADÃO
O Alerta Cidadão tem como objetivo bloquear o uso indevido de documentos roubados, perdidos ou extraviados. O cidadão comunica o ocorrido, pessoalmente, e seus documentos serão bloqueados. Assim, sempre que o associado efetuar uma consulta, será alertado de que os documentos do cliente estão bloqueados.

Atendimento ao Cidadão

A CDL disponibiliza gratuitamente a qualquer cidadão informações sobre registros de pessoas físicas nos bancos de dados utilizados pela entidade. Para isto, o interessado só precisa comparecer pessoalmente ao balcão de atendimento localizado no andar térreo da sede da CDL com RG e CPF.

Alerta! Como Evitar Surpresas!

11 - Cheque sem fundos - 1ª apresentação

12 - Cheque sem fundos - 2ª apresentação

13 - Conta encerrada

14 - Prática espúria - diversos cheques sem fundos em determinado prazo mesmo que pagos pelo banco.

Impedimentos ao Pagamento

Motivos
20 - Folha de cheque cancelada por solicitação do correntista. Folhas roubadas, furtadas ou extraviadas em branco.

21 - Contra-ordem (ou revogação) ou oposição (ou sustação) ao pagamento pelo emitente ou portador.

22 - Divergência ou insuficiência de assinatura.

23 - Cheques emitidos por entidades e órgãos da administração pública federal direta e indireta, em desacordo com os requisitos constantes do artigo 74, par. 2º, do decreto - lei 200, de 25/02/67.

24 - Bloqueio judicial ou determinação do Banco Central.

25 - Cancelamento do talonário pelo Banco Sacado.

26 - Inoperância temporária de transporte.

27 - Feriado municipal não previsto.

28 - Contra-ordem (ou revogação) ou oposição (ou sustação) ao pagamento pelo emitente ou portador ocasionada por furto ou roubo condicionada à apresentação do Boletim de Ocorrência Policial.

29 -   Cheque bloqueado por falta de confirmação do recebimento do talonário pelo correntista.

28 e
29 -
A associada deve comunicar o SPC imediatamente após o recebimento do cheque devolvido por um destes motivos.

Cheque com irregularidade

30 - Furto ou roubo de malotes

31 - Erro formal (sem data de emissão, com mês grafado numericamente, ausência de assinatura, não registro do valor por extenso).

32 - Ausência ou irregularidade na aplicação do carimbo de compensação.

33 - Divergência de endosso.

34 - Cheque apresentado por estabelecimento bancário que não o indicado no cruzamento em preto, sem o endosso mandato.

35 - Cheque fraudado, emitido sem prévio controle ou responsabilidade do estabelecimento bancário (cheque universal), ou ainda com adulteração da praça sacada.

36 - Cheque emitido com mais de um endosso.

37 - Registro Inconsistente.

Apresentação Indevida

40 - Moeda Inválida.

41 - Cheque apresentado ao banco que não o sacado.

42 - Cheque não compensável na sessão ou sistema de compensação em que é apresentado.

43 - Cheque devolvido anteriormente pelos motivos 21, 22, 23, 24 e 31 não passível de apresentação em virtude de persistir o motivo da devolução,

44 - Cheque prescrito.

45 - Cheque emitido por entidade obrigada a realizar movimentação e utilização de recursos financeiros do Tesouro Nacional mediante ordem bancária.

46 - CR – Comunicação de Remessa cujo cheque correspondente não foi entregue no prazo devido.

47 - CR – Comunicação de remessa com ausência ou inconsistência de dados obrigatórios.

48 - Cheque de valor acima de R$ 100,00 sem o beneficiário.

49 - Remessa nula, caracterizada pela representação de cheque devolvido pelos motivos 12, 13, 14, 43, 44, 45, podendo a devolução ocorrer a qualquer tempo.