A CDL de Feira de Santana criou o Centro de Pesquisas e Estatísticas de Feira de Santana com o objetivo de oferecer a população e aos empresários dados e informações que auxiliem no desenvolvimento de projetos para a sociedade e sirva de instrumento para os gestores de negócios, visando ao plano de ação e projetos mercadológicos a serem viabilizados operacionalmente.
Este Núcleo de Estudos da CDL produz pesquisas, analises de dados e informações estatísticas para traçar o perfil do mercado, oferecendo aos associados elementos imprescindíveis na implantação, expansão ou manutenção dos seus negócios. São realizadas pesquisas de mercado, com uma visão geral, como, por exemplo, a de Intenção de Compras para o dia das mães e pesquisas específicas solicitadas por uma empresa. Além dessas áreas de atuação, o Centro de Estatística da CDL divulga mensalmente os dados da Evolução do Emprego no Mercado Formal de Feira de Santana, com base nos dados do Caged (Ministério do Trabalho). Outro grande trabalho realizado é o Anuário Estatístico, com edições no ano de 1998, 2008 e 2012, que traz os mais diversos dados sobre Feira de Santana.

Quando precisar de pesquisas de mercado ou dados sobre Feira de Santana, não tenha dúvida, procure a CDL.

FINALIDADE E COMPETÊNCIA
  • Elaboração e execução de Projetos de Pesquisas: Sociais, Demográfica, Econômicas, Mercadológicas, Perfil do Consumidor, Política, Opinião;
  • Promover Parceria com diversos órgãos e entidades, buscando intercambiar conhecimentos e experiências;
  • Implantar e alimentar o banco de dados com informações estatística, demográfica, social e econômica;
  • Normalizar e executar as atividades de veiculação do acervo de informações geradas ou disponíveis, colocando as mesmas à disposição da sociedade;
  • Atender às solicitações do comércio em suas necessidades de informações e dados estatísticos.

No dia 25 de março de 2013,  CDL lançou a 3ª edição do Anuário Estatístico, publicação que condensa dados econômicos, geográficos, históricos, sociais e políticos da cidade, fazendo a entrega do primeiro exemplar ao prefeito José Ronaldo de Carvalho.

Os dados e informações contidas no anuário de 2012 estão divididos em 15 tópicos: Histórico e Caracterização Territorial, Demografia, Domicílios Particulares e Família, Migração, Saneamento Básico, Bens Duráveis e Combustíveis nos Domicílios, Trabalho e Rendimento, Saúde, Educação, Justiça, Segurança Pública, Associação e Movimento Eleitoral, Agropecuária e Extração Vegetal, Atividade Industrial, Comércio, Serviços, Agregados Macroeconômicos e Diversos, 14 Mapas Geográficos Temáticos, 14 Gráficos Estatísticos, divididas em 426 tabelas e 602 páginas.

De acordo com o Coordenador do Centro Tecnológico do Comércio (CTC), Roberto Lima, na 3ª edição do Anuário as informações foram ampliadas. “Aumentamos a série histórica do anuário, antes colocávamos dados em torno de 05 anos e agora temos uma evolução para 06, assim damos ao leitor condições de fazer uma análise da evolução daquele dado num determinado período. Além disso, ampliamos as informações no setor de importações e exportações, avaliando o mercado de Feira de Santana em relação aos outros países”, informa.

Para Roberto, uma sociedade que conhece a sua realidade econômica, social, histórica e política é uma sociedade que está num processo de desenvolvimento sustentável. “A CDL desenvolve este trabalho para que a comunidade possa conhecer a sua realidade através dos dados contidos no anuário; os lojistas possam utilizá-lo para conhecer melhor a região antes da instalação ou ampliação de empresas ou lançamentos de novos produtos e disponibilizar aos Órgãos Públicos Municipais informações suficientes para que nossos gestores possam planejar um melhor desenvolvimento para a cidade”, enfatiza.

Outras Edições

A 1ª edição do anuário foi lançada em 1998 e a 2ª edição do Anuário foi lançada em 2008.

Responsável:  Roberto Lima