Por Laiane cruz / Acorda Cidade

www.acordacidade.com.br

Os dois feriados prolongados seguidos do mês de abril, que foram a Semana Santa e Tiradentes, mais o feriadão do Dia do Trabalho, em 1º de maio, antecedido por uma greve geral nacional na última sexta-feira (28), provocaram um resultado negativo nas vendas do comércio de Feira de Santana.

De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio, José Carlos Moraes Lima, os feriadões fizeram com que o comércio não tivesse boa movimentação, e no último sábado (29), devido à greve e o fato de que muitas pessoas aproveitaram o período para viajar, as lojas estavam vazias.

“Muita gente viajou na sexta-feira e só retornou na terça, dia 2. Então foi um prejuízo muito grande no comércio, não só de Feira, mas em todo o Brasil”, disse.

Segundo José Carlos Moraes, a expectativa é que haja uma melhora nas vendas de maio com a proximidade do Dia das Mês, que será comemorado no segundo domingo do mês, dia 14, e as preparações para o São João. No entanto, ele acredita que a data escolhida para a realização da Micareta de Feira este ano, do dia 18 a 22, pode atrapalhar a movimentação do comércio.

“O Dias das Mães é um período muito forte de vendas. Já estou vendo muitas promoções na cidade. Espero que tenhamos melhoria bastante alta para essa data. Vem aí o São João também, e mesmo assim teremos um problema com a micareta neste mês de maio, que é um mês de vendas. Nunca tivemos uma micareta nesta data, e isso está na contramão da tradição de Feira de Santana, pois sempre foi em abril e sempre tivemos um mês de maio totalmente livre para promoções do Dia das Mães e depois o São João. Foi muito ruim essa data”.

O presidente do sindicato afirmou ainda que este ano as entidades ligadas ao comércio não farão nenhuma campanha específica para estimular as vendas e que, apesar da crise nacional, muitos empresários estão esperançosos. “Eu vejo muita gente animada, com uma esperança muito grande de melhorar no segundo semestre e vamos botar o barco para frente, não podemos esmorecer”, disse.